- Área: 70 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
-
Fabricantes: Acier Metálica, Brasil Imperial, Deca, Neorex + Andre Alves, REKA
Descrição enviada pela equipe de projeto.
Conexões. Esta foi uma das principais qualidades projetada para o Apartamento Carvalho de Freitas. O uso total, no maior potencial que o espaço e o programa permitem. Entendemos que o final de um ambiente não necessariamente é o começo de outro, e sim que são formados pela convergência entre si. A cozinha não é somente âmbito do preparo das refeições, a sala de TV o lugar onde se isolam, etc.
Ao adentrar o apartamento, uma via expressa de ladrilho hidráulico preto te conecta da porta ao acesso da área de serviços. Será a última vez que teu calçado irá encostar no piso da residência, pré-requisito do projeto. Logo na entrada se localiza gavetas-sapateira coroadas por um banco de concreto que auxilia a retirada da pisante. Todo o restante do apartamento recebeu o mesmo piso monolítico de cimento, reforçando a conexão dos ambientes.
O ponto de confluência entre cozinha e sala é uma generosa bancada de concreto em pórtico com espessura de 05 centímetros. Logo acima desenhamos em serralheria um suporte para panelas e utensílios onde, de maneira discreta, acontece a iluminação da superfície. Da continuação desta grande mesa, surge a bancada da varanda. Estas separadas somente pela porta-camarão em aço, que substitui a convencional e pequena porta de correr entregue pela construtora.
Agora, varanda e sala acontecem no mesmo nível e sem barreiras fixas indesejadas. Varanda que pode ser sala de estar e jantar. Que tem visual tanto da sala de TV quanto do bar, peça principal e articulada, que ajuda a organizar e desorganizar o apartamento. O móvel foi concebido, desde o começo do projeto, como o coração do lar. A peça vertical imóvel, a posto para receber e estacionar a peça horizontal, um carro em aço com rodízios que o torna volante e livre da sua vaga original.
Onde antes tinham dois dormitórios agora somente um é necessário. Redistribuímos o espaço desativado entre sala de TV e suíte. O elemento divisório entre as duas partes é um único mobiliário num mix de aço, madeira e policarbonato. Por hora no dormitório o móvel atua como os armários do casal. Para o lado da sala, portas bobas escondem e abrigam pertences, onde somente a TV fica completamente exposta.